sábado, 12 de setembro de 2015

Sense8 e Cabala, Correspondências e Referências

[This is a text in portuguese. There is some english material here]
[Preguiça de ler? Ouça esse áudio a respeito] 
[Quer o pdf do texto? Aqui]

Sense8 e a Cabala, correspondências e referências

Um exercício por L. M. Neves

CONTÉM SPOILERS (Assista a série toda primeiro)

12/09/2015 – ampliação do exercício iniciado em 30/08/2015 no link: http://lvmenes.blogspot.com.br/2015/08/sense8-and-astrology-planets-correlation.html

A série sense8 da Netflix está repleta de referências astrológicas e esotéricas. Na verdade, não são apenas referências como se vê em outras séries. Pode se dizer que toda a série é um trabalho esotérico. As associações são abundantes e listarei várias a seguir. Se algumas parecem “forçadas”; outras são ostensivas e evidentemente propositais.  Para os sete planetas clássicos e esferas correspondentes, a associação é quase certa. Quanto às outras, é possível que eu mude de idéia com as próximas temporadas conforme venham as informações, mas mesmo nesses casos já existem alguns elementos bastante indicativos.

Ideias básicas:

Astrologia - Os personagens são “planetas” astrológicos e a relação especial de partilha que possuem correspondem ao conceito de aspectação na astrologia, quando um planeta influencia outro, emprestando e combinando suas características.

CabalaOs personagens são as Sephirot (singular Sephirah), emanações da Árvore da Vida. Assim como os personagens se comunicam, as emanações estão ligadas umas às outras pelos caminhos das árvores da vida.

Note que os “planetas” já estão relacionados às emanações da Árvore da Vida nas tradições esotéricas. Dessa forma, a associação com um “planeta” já remete também à emanação e vice-versa.

[NOTA] Eu não endosso (nem condeno) a totalidade da mensagem e das idéias da série, mas acho muito interessante buscar essas referências e associações, então vamos a elas:


Associações:

Sun / “Planeta” Sol  / Sephirah Tipheret (6)  – Uma das que possuem associações mais explícitas.
- O nome, Sun, é sol em inglês.
- Várias cenas com forte presença de raios solares, em algumas cenas inclusive incidindo na câmera. (Exemplos: Exercícios ao sol, Ep. 01. Raios de sol no escritório, Ep. 01. Treinando socos, Ep. 04. Despertando, Ep. 05).
- Ela quer atenção do pai e diz isso explicitamente no episódio 4. Na astrologia, o Sol é um “planeta” (terminologia astrológica) relacionado à expressão e ao reconhecimento (Adrian Duncan). Leão, signo regido pelo Sol, pode ser dramático e temperamental (atenção) e rege o palco (atenção; Kris Brandt Riske).
- Ela luta perante uma platéia. Leão, regido pelo Sol, rege palcos e teatro. É um signo relacionado ao exibicionismo.
- Ela é orgulhosa, quase perde o controle ao ser provocada por um empresário (ep. 01). O orgulho é o pecado capital associado ao Sol.
- Ela se sacrifica pelos outros (presa no lugar do irmão). Esse sacrifício pelo erro dos outros a relaciona com a Sephirah Tipheret, a Beleza, uma emanação normalmente associada a Jesus Cristo, Deus Filho e também a Khrishna, Buddah e outras figuras solares e/ou relacionadas a sacrifício (Liber 777). 
- Ela é presa, mas há expectativa de que saia desse estado. Cristo ressuscita. Dionísio (como Zagreus) nasce de novo. A emanação de Tipheret também está relacionada também à Fênix (Liber 777).
- A mãe de Sun diz que ela é linda e forte (beautiful e strong, Ep. 06). O Sol é forte, vibrante (Apolo) e bonito (Tipheret, Beleza).

Riley / “Planeta” Lua / Sephirah Yesod (9) – As associações entre Riley e Lua também são vastas.
- Cabelo “platinado” lembra a luz prateada do luar.
- Ao contrário de Sun que é introduzida na luz do dia, Riley passa todo o primeiro episódio à noite.
- Fitinhas no pulso com as palavras “Sleeping” e “Dreaming”, Dormir/Dormindo e Sonhar/Sonhando. Não se trata apenas de que dormir e sonhar se faz à noite (Lua), na astrologia, a Lua está ligada ao inconsciente (Adrian Duncan) e Yesod, a Fundação, é uma emanação também associada ao inconsciente (cabala, Árvore da Vida).
- Alvo de interesse de um personagem chamado Nyx. Nyx é a personificação da noite na mitologia grega. Associação noite – lua.
- Cenas na praia (Ex. ep. 09). Lua influencia as marés.
- Ela é da Islândia, onde é noite por seis meses. Associação noite – lua.
- Sua falecida filha se chamava Luna. Luna é a lua na mitologia romana.
- Riley sofre com memórias tristes. Na astrologia, a Lua está relacionada a memórias. Câncer, signo regido pela Lua, está associado com o apego ao passado.
- Riley sofre com tragédias familiares. Na astrologia, a Lua está relacionada à família assim como Câncer, signo regido pela Lua.
- Will diz a ela: “I know you want to lay down here and never get up again. Eu sei que você quer deitar aqui e nunca mais levantar” (Ep. 12). A acídia ou preguiça é o pecado capital associado à Lua.

Will / Planeta Marte / Sephirah Geburah (5) – Visto que existem outros personagens com habilidades “marciais”, os criadores se certificaram de deixar claro que Will é Marte / Gevurah:
- A profissão de Will tem aspectos bélicos e de conflito. Ele é policial, lida com armas, perseguições, tiros e lutas.
- Will mora no apartamento 401, 4+0+1=5, Cinco é o número da Sephirah Geburah/Gevurah, a emanação da Força, Rigor, na Árvore da Vida da cabala. (Ep. 01)
- Will arromba a porta do apartamento vizinho, faz assim o papel de um aríete. Áries é um signo regido por Marte (Ep. 01).
- Will é bom investigador. Investigação é associada com o signo de Escorpião que vai a fundo quando quer saber algo. Marte é co-regente de Escorpião.
- No uniforme de Will temos um pentágono e uma estrela de cinco pontas. Novamente o cinco, número de Geburah (“coincidentemente” ou não, um dos órgãos que lidam com assuntos de guerra nos Estados unidos é o Pentágono).
- Will persegue Jonas em seu carro vermelho. Vermelho é uma das cores de Geburah. Ele usa a frente do carro para golpear a traseira do outro carro, a cabeçada de Áries, regido por Marte. Segundo o Liber 777, a imagem mágica da Sephira Geburah é um guerreiro em sua carruagem (Ep. 02).
- Embora Sun e Wolfgang também briguem, Will frequentemente ajuda outros personagens em questões de conflito. Enquanto Sun aparece mais nos conflitos de luta física, Will aparece em vários momentos que envolvem armas de fogo.
- Uma referência pop. O episódio 17 da quinta temporada de Fresh Prince of Bell Air (Maluco no Pedaço) se chama “Will is from Mars” (Will é de Marte).

Kala / Planeta Vênus / Sephirah Netzach (7) – Vênus é a deusa romana do amor, correspondente à deusa grega Afrodite. Embora questões amorosas permeiem vários personagens da série, também existem diversas referências ligando Kala ao planeta Vênus e a Sephira Netzach:
- No primeiro episódio, na primeira cena em que Kala aparece, descendo uma escada, seus brincos lembram o símbolo de Vênus (um círculo com uma cruz embaixo). Ela está com o cabelo para trás, de forma que destaca a presença dos brincos na cena. Além do episódio 01, no episódio 05, a indumentária de Kala também lembra o símbolo de Vênus.
- Em algumas cenas, Kala está com roupas da cor verde (Ep. 01, Ep. 04). Verde é uma das cores relacionadas a Netzach, a emanação da Vitória na Árvore da Vida da cabala.
- Kala gosta de trabalhar, ela diz isso explicitamente. Touro é um dos signos tidos como trabalhadores no zodíaco e Touro é regido por Vênus. Touro também está relacionado a conservar as coisas, signo de terra. Kala é alguém que conserva as tradições de seu povo.
- Kala está envolvida com casamento. Casamento é um dos assuntos regidos por Libra, signo que é regido por Vênus. Kala tem dúvidas, casar ou não casar, contar ou não contar ao noivo. E dúvidas também remetem ao signo de Libra, regido por Vênus.
- Kala tem cenas que envolvem questões de romance e de atração sexual. Vênus é a deusa romana do amor, equivalente a Afrodite.

Capheus / Planeta Júpiter / Sephirah Chesed (4) – Capheus não tem concorrentes ao lugar de Júpiter na série. Seus atributos e referências lhe garantem com folga o posto de Chesed, a emanação da Misericórdia ou Bondade na Árvore da Vida da cabala:
- No primeiro episódio, nas primeiras cenas de Capheus, a mãe dele diz que ele é bom. Júpiter é o Grande Benévolo na Astrologia e é visto como um planeta facilitador e multiplicador.
- Também nas primeiras cenas do primeiro episódio, a mãe de Capheus diz que ele é uma zebra. Sagitário é um signo regido por Júpiter e sagitário é representado por um centauro que é metade cavalo (ou ao menos, metade animal).
- Antes de sair ele diz “I'm going to have a really good day today. – Eu terei um dia realmente bom, hoje.” O otimismo também está relacionado a Júpiter (Kris Brandt Riske).
- Capheus dirige uma van, a Van Damn, van que faz referência a Van Damme, ator que ficou conhecido por seus chutes. Júpiter e Sagitário regem as coxas. A própria van com suas quatro rodas podem remeter às quatro patas da metade animal de Sagitário.
- O pecado capital associado a Júpiter é a Gula. No episódio 3, há uma cena com muita carne e ossos sobre uma mesa. Nesse mesmo episódio, Capheus quer pegar um passageiro a mais, mesmo quando não seria aconselhável. Aí novamente a Gula, expansão com sentido negativo.

Lito / Planeta Mercúrio / Sephirah Hod (8) – Lito também tem referências visuais bastante fortes:
- No primeiro episódio, há uma cena em que Lito está no camarim em frente ao espelho. Espelho gera outra imagem igual. Gêmeos. Gêmeos é um signo regido por Mercúrio. Ainda nessa sequência, entra no camarim uma atriz vestida de freira, imagem que remete a Virgem. Virgem é outro signo regido por Mercúrio. Ainda nessa mesma sequência, Lito evita sexo com a atriz, novamente Virgo, Virgem, regido por Mercúrio.
- Cenas de Lito com espelhos aparecem também no começo do episódio 2 e do 5 (primeiro terço dos episódios). Lito também recusa sexo em uma cena do episódio 2.
- Nos primeiros quinze minutos do terceiro episódio, haverá uma cena em que aparece uma estatueta de Mercúrio (ou Hermes) na sala de estar de Lito.
- Lito é ator, “mentir é meu trabalho”, lida com as palavras. Mercúrio lida com mensagem e comunicação. O deus romano Mercúrio (e o grego Hermes) é o mensageiro dos deuses.
- O parceiro de Lito, Hernando, tem um nome próximo a “Hermano”, espanhol para irmão. (Irmão – Gêmeos – regido por Mercúrio).

Wolfgang / Planeta Saturno / Sephirah Binah (3) – Na minha opinião, esse é um dos mais difíceis de associar. As associações nem sempre são diretas com o personagem. Mas ele está cercado por elas, referências saturninas.
- No primeiro episódio, Wolfgang está no enterro de seu avô. Temos aí a presença do elemento tempo (avô, velho) e da morte. O deus romano Saturno é identificado com o grego Chronos/Cronus que é identificado com o tempo e por vezes representado com uma foice (morte).
- No primeiro episódio já é dito que Wolfgang tem um problema com o pai. Na mitologia, Cronus (Saturno) enfrentou seu pai Ouranos/Uranus.
-O tio de Wolfgang sugere que ele homenageie seu pai, visitando o túmulo. Wolfgang urina no túmulo de seu pai (pai de Cronus é Uranus, urina – Uranus).
- Wolfgang abre um cofre dentro de um tempo limitado. Limitação e restrição estão ligadas a Saturno na astrologia. Tempo remete a Chronos/Cronus, deus grego do tempo equivalente ao Saturno romano. A precisão e disciplina necessárias para abrir o cofre associam-se a Capricórnio, regido por Saturno.
- No primeiro terço do episódio 05 aparece a obra “Bruxas indo para o Sabbath” de Luis Ricardo Falero. Sabbath está relacionado a sábado, Saturday, o dia de Saturno. Além disso, na obra aparece um bode. Capricórnio, na astrologia, é regido por Saturno.
- Félix e Wolfgang conversam sobre obediência, esforço, paciência (ep. 04). Esses tópicos estão relacionados com Saturno (Kris Brandt Riske).
- Wolfgang rouba diamantes, pedras (rocks), como ele mesmo chama. Saturno rege pedras, conforme Kris Brandt Riske (Complete book of astrology).
- Wolfgang muitas vezes está vestido de preto, o Liber 777 lista o preto como uma das cores relacionadas a Binah, emanação do Entendimento.

[NOTA] Até aqui foram listados os sete planetas clássicos da astrologia e suas respectivas sephirot. Creio que as associações feitas até esse ponto são muito sólidas e persistirão nas próximas temporadas da série. As próximas associações não me parecem tão seguras. Além disso, as sephirot de Kether, Hokhmah e Da’ath se relacionam com os planetas de Netuno, Urano e Plutão, mas a que sephirah pertence qual planeta é um tópico que diverge de livro para livro, tradição para tradição. Por isso, explico que as correlações a seguir levam em conta o contexto sugerido pela série e não necessariamente a associação de preferência de determinada tradição.

Nomi / Planeta Urano / Sephirah Hokhmah (02) - Enquanto a maioria dos planetas recebeu o nome da mitologia romana, Urano foi nomeado com base no deus grego Uranus, cujo correspondente romano seria Caelus, ambos deuses que personificam o céu. Vejamos as correspondências com a personagem Nomi.
- Nomi está relacionada com os temas da homossexualidade e transexualidade. Na astrologia, Urano está relacionado com esses temas (Kris Brandt Riske). O termo pouco usado “uranismo” é sinônimo de homossexualidade.
- Nomi é hacker e blogueira, tecnologia e inovação são tópicos regidos por Aquário e Urano é o regente moderno de Aquário.
- Nomi tem uma rede de conhecidos e amigos. Aquário está relacionado a grupos de amigos, clubes, organizações e Aquário é regido por Urano. Nomi conta com sua rede de amigos no episódio 05 (duas amigas) e no episódio 07 (Bug).
- Uranus é o deus do céu, e alguém poderia dizer que o símbolo de Urano tem asas (duas meias-luas, em espelho, com a abertura, a “boca”, do arco para fora, ligadas por uma haste horizontal cortada por uma haste vertical (cruz) que se conecta com um círculo na base). Nomi está cercada de referências aladas:
- No episódio 01, Nomi e Amanita estão numa praça e compram doce de duas pessoas fantasiadas. As fantasias tem asas.
- Episódio 02, início, Nomi e Amanita andam pela rua e passam por um grafite, na pintura, aparece um personagem alado que briga com um personagem com foice (conflito Uranus x Saturno).
- Terço final do episódio 07, na casa do médico, corredor, há uma pintura de uma figura alada.

Amanita / Terra / Sephirah Malkut (10) – Na astrologia, a Terra é seu ponto de vista, seu local, não rege signos, então as correlações com Amanita são principalmente relações de cabala e mitologia. Na Árvore da Vida da Cabala, a esfera correspondente é Malkuth, o Reino, relacionado com a Terra e com o plano físico.
- A palavra amanita é um gênero de fungo. Fungos nascem da terra.
- Geb e Nut são deuses egípcios. Geb da Terra. Nut do Céu. Nas representações Geb, masculino, possui o falo. Demonstramos acima que Nomi é Uranus, céu, portanto associada a Nut. No primeiro episódio, na relação entre Amanita e Nomi, Amanita está com o falo artificial, fazendo o papel de Geb no par Geb – Nut, Terra e Céu.
- Vide o diálogo abaixo, também do primeiro:
- Just another colonizing male trying to take up any space left to women.
- Sam, say one more thing about my girlfriend and I will colonize your face with my fist.
- Apenas outro macho colonizador tentando tomar todo espaço das mulheres.
- Sam, diga uma coisa a mais sobre minha namorada e eu vou colonizar sua cara com meu punho.
A expressão “colonizar” é algo que guarda alguma relação com reinos. Malkuth é o Reino.
- Ainda no episódio 01, Amanita se fantasia numa festa. A fantasia é de corações e rosas. Rosas vêm da terra.
- No início do episódio 02, no mesmo grafite em que associei Nomi com a figura alada, na pintura seguinte aparecem as palavras “Land – Terra” e “Bread - Pão”. Uma figura de roupa verde tem na roupa um sinal que parece uma seta, apontando para a esquerda, direto para Amanita. O pão é uma dádiva da terra. O Liber 777 associa Malkuth a Ceres, deusa romana da agricultura. Ceres, cereal, trigo, pão.
- No episódio 02, enquanto Nomi grava um vídeo, Amanita está cortando vegetais. Vegetais, Ceres, Malkuth.
- Episódio 05, frase de Amanita:
- Impossibility is a kiss away from reality.
- O impossível está a um beijo da realidade.
Malkuth é onde as idéias e os planos se tornam realidade. Está relacionada ao mundo físico, à concretização.

Angelica / Planeta Netuno / Sephirah Kether (01) – Angelica falece no começo da série e as associações que se seguem tentarão associá-la ao Planeta Netuno e a Sephirah Kether, Coroa:
- Angelica é a “mãe” dos sensates protagonistas da série.  Além do início do episódio 01, essa informação também é mencionada por Jonas no episódio 02, falando com Will. Na árvore da vida da cabala, Kether é a Sephirah mais alta da qual emanam todas as outras.
- Angelica inicia a série numa igreja abandonada. Ela usava algum tipo de droga / substância. (Ep. 01). Netuno é um planeta relacionado a espiritualidade (igreja) e também está ligado a drogas.

Sussuros / Jonas / Planeta Plutão / “Sephirah” Daath ou Da’at – A palavra Da’at quer dizer Conhecimento. Nas representações da árvore da vida da kabbalah, Da’at é muitas vezes omitida, outras vezes é representada de forma diferenciada.  Por vezes, é dito que Da’at é uma sephirah escondida; por vezes, que é uma sephirah ausente e; algumas vezes, diz-se ainda que não é uma sephirah. Correlacionado a Da’at existe também a noção de Abismo. Por vezes se diz que Da’at paira sobre o Abismo ou que está nele e alguns textos e falas dão a entender que Da’at é o Abismo. Discorrer sobre esses temas aqui iria estender demais o texto e extrapolaria o objetivo do exercício. O que eu digo é que, aparentemente, parecem haver indícios de que do ponto de vista dos criadores da série Sussuros (Whispers) seria o Abismo e Jonas seria Da’at. A seguir os trechos que me levaram a pensar assim até esse ponto da série:
- No início da série, Jonas e depois Sr. Sussuros estão próximos a Angelica. Na representação gráfica da Árvore da Vida, Kether (Angelica) está próxima de Da’at (Jonas) e do Abismo (Sr. Sussuros).
- No início da série. Jonas diz:
- I will always be here ... just as you -- (Jonas places Angelica's hand over his heart) -- will always be here.
- Eu vou estar sempre aqui… assim como você –(Jonas coloca a mão de Angelica sobre seu coração) – vai estar sempre aqui.
    Aqui temos um pouco da questão de “estar ou não estar” de Da’at.
- Episódio 02, Jonas aparece para Will:
- You're here (Você está aqui).  I can feel you (Eu posso sentir você).
- Yes, you can (Sim, você pode)
- But you're not really here, are you? (Mas você não está aqui de verdade, está?)
- No (Não). I'm in solitary confinement (Estou preso numa solitária).
    Novamente a questão de estar ou não estar de Da’at, a sephirah ausente ou oculta.
- Episódio 09, Jonas diz:
- I've been unconscious for so long, I could be anywhere. (Estive inconsciente por tanto tempo, eu posso estar em qualquer lugar).
Novamente a questão “estar ou não estar” de Da’at.
- Não se pode olhar nos olhos do personagem Sr. Sussuros, senão ele passa a poder localizar quem o olhou nos olhos. Lembre da frase de Nietzsche: “Quando se olha muito para um abismo, o abismo olha para você”.
- Jonas está aprisionado por Sussurros. Há uma ligação entre eles, assim como entre Da’at e o Abismo.
- O deus romano Plutão está relacionado com o deus grego Hades. São deuses do submundo ou mundo inferior. Assim como em vários mitos e tradições, o herói desce ao mundo dos mortos e volta (Exemplo: Hércules), Da’at e/ou o Abismo são muitas vezes entendidos como um obstáculo a ser atravessado por um iniciado devidamente preparado.

Outras associações:
- Episódio 01, conversando com Wolfgang, Felix diz que a cantora parece um camelo e que ela não vai conseguir. Camelo, Gimel, é o caminho que liga Tipheret a Kether passando por Da’at e pelo Abismo. Corresponde a carta Sacerdotisa no Tarot. Assim como a cantora ficou entre o sinal verde e o vermelho, a sacerdotisa está entre duas colunas Boaz, Jachin; Rigor e Misericórdia.

- Assim como Jonas termina a temporada aprisionado por Sr. Sussurros; o Jonas bíblico também esteve aprisionado dentro do ventre de uma baleia.

Provavelmente a série possui mais referências além das listadas aqui e, com certeza, podemos esperar algumas mais nas próximas temporadas. O intuito desse documento é ser um ponto de partida para a identificação dessas associações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário