domingo, 14 de julho de 2013

Remoção de Tatuagem

Contexto: Brasil em 2013
Em primeiro lugar, esclarecemos que esse blog é de entretenimento e este post é meramente informativo, antes de qualquer decisão, aconselha-se procurar profissionais especializados.

Remoção de Tatuagem

É possível remover tatuagens com técnicas específicas. Algumas pessoas se arrependem de suas tatuagens e buscam a remoção. Antes da remoção a laser utilizava-se métodos como: abrasão, ácido tricloroacético, criocirurgia, excisão cirúrgica. Atualmente esses métodos são raramente utilizados, e quando o são, normalmente são combinados com a remoção a laser.

Remoção a laser

Atualmente, o método mais moderno e utilizado para a remoção de tatuagens é a remoção com laser. Hoje, utiliza-se, na maioria dos casos, o laser em pulsos que se mostrou mais eficiente que o laser contínuo. 
O laser penetra a pele atingindo as partículas de tinta que são fragmentadas em partes menores e absorvidas por processos naturais do corpo. Normalmente o procedimento é feito em várias sessões, espaçadas por cerca sete semanas ou mais de acordo com a avaliação médica.
O sucesso e facilidade de remoção dependem de fatores como o sistema imunológico do paciente, a parte do corpo onde a tatuagem foi feita e a qualidade e a cor da tinta da tatuagem. Normalmente as tatuagens em tons de preto e azuis são mais fáceis de remover que as verdes e amarelas. Para cores diferentes, podem ser necessários feixes de laser diferentes. Cada cor de pigmento tem um espectro específico de absorção de luz.

Riscos

 O tratamento pode causar hiperpigmentação ou hipopigmentação e mudança na textura da pele. Normalmente essas alterações não são permanentes. Para diminuir o riscos de qualquer marca ou cicatriz é essencial que o paciente siga as orientações médicas, inclusive no período entre as sessões e após as sessões. Para pessoas com problemas imunológicos, o tratamento pode ser contra-indicado.

Métodos Arcaicos

Além dos métodos citados no topo da artigo, a história registra técnicas arcaicas de remoção como a aplicação ou injeção de vinho, alho ou fezes de pombo. (Alertamos para que não se tente qualquer técnica caseira ou arcaica, que além de ineficaz, pode prejudicar a saúde. Busque as técnicas modernas e a orientação médica).

Opção - cobertura

Uma alternativa para quem não pode ou não quer remover uma tatuagem, mas não está satisfeito com ela, é realizar outra tatuagem que encubra a primeira.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado pela visita!
      Acho importante a pessoa ter noção da complexidade envolvida na remoção antes de fazer uma tatuagem.
      Abraço!

      Excluir